segunda-feira, 15 de março de 2010

Diferenças culturais - parte 1


Nos EUA as mulheres fazem de tudo

Eu acredito que o aspecto mais interessante de fazer um intercâmbio e' perceber as diferenças culturais e se perguntar o quanto voce se identifica, ou nao, com elas.

Quando morei nos Estados Unidos o que mais estranhei foi a postura das mulheres em relacao ao trabalho. Nao sei a explicacao deste comportamento, talvez porque nos anos 60 o feminismo tenha ganhado uma expressao muito forte nas Americas. Mas o fato e' que, pelo menos em Oklahoma, as mulheres realizam todas as atividades que seriam destinadas, normalmente, aos homens no Brasil.

Trabalhos manuais, como cuidar de cavalos, dirigir tratores, desmontar casas de madeira a mao, e etc; a maioria das vezes sao realizados por mulheres. E mesmo que haja um homem presente, eles nao se acanham em permanecer SO' olhando, enquanto elas fazem o trabalho pesado.

Quando estava no Camp Classen eu ajudei a capinar, cortar galhos de arvores, martelar uma antiga casinha de madeira e , ate', a construir uma barragem. (e tenho testemunhas para afirmar que isto ocorreu de verdade, e o ultimo foi no dia do meu aniversario, hahuauha)

E voce imagina que as americanas se incomodam por realizar trabalhos assim?! Nao, nem um pouco. Funciona mais ou menos como uma auto-afirmacão: "eu tambem posso fazer isto".

Sinceramente, eu prefiro no Brasil. Embora eu defenda que as mulheres teem, sim, o direito de estar em todas as areas profissionais; nao me importa considerar que os homens teem o biotipo mais adequado para realizar alguns trabalhos que exigem forca bruta. Totalmente sem ofensas!
eheheh

Fico tranquila com a minha "delicadeza" e falta de forca, enquanto os homens teeem que cortar madeira para fazer lenha, carregar latas pesadas de lixo, etc.

(Para uma cidade grande estas atividades podem parecer estranhas, mas no Camp Classen elas eram muito comuns. E se nao gostou do exemplos, incluo tambem trocar chuveiros, carregar e montar moveis. Ah, essas coisas de "menino", rs)

Mas este e' so' um aspecto que notei na cultura americana, depois eu comento mais.

Siesta

A Argentina tem um costume, que embora me pareca muito bom inicialmente, eu ainda tenho minhas duvidas sobre ele.

No Brasil, , os estabelecimentos revezam seus funcionarios para que os horarios de almoco sejam rapidos e nao atrapalhem o funcionamento e a produtividade. Afinal, e' um periodo muito comercial. Porem, na Argentina os estabelecimentos, simplesmente, FECHAM.

Isto mesmo, "todo cerrado". E nao estou falando de apenas alguns lugares: bancos, padarias, lojas, acougues, Mc Donalds, TUDO fecha. (ta', o carrefou fica aberto. Mas alguma coisa tinha que nao fechar, ne?!)rs

Nao sei se em Buenos Aires este costume e' tao forte. Mas em Parana, entre uma e quatro horas da tarde, as pessoas vao para a casa descansar. E dependendo por onde se passe, andar sozinho pode ser algo perigoso, uma vez que nao ha' ninguém na rua!


Na foto acima, por exemplo, eu estava no centro da cidade, na rua mais movimentada, numa quinta-feira, a uma e meia da tarde. =) Inacreditavel, nao e'?! Nem em Arcos isto acontece!! rs

"Se este costume e' bom?", eu nao sei. A primeira vista, ter um periodo para dormir no meio do dia e' algo admiravel, contudo o horario comercial nao termina as seis da tarde e sim as oito ou nove horas da noite. E assim nao e' pior?!

Ainda nao posso dar minha opiniao, mas acredito que quando voltar ao Brasil terei dificuldades para me readaptar a uma vida sem SIESTA!!

Bjos-Brasil-Saudade!!!

PS 1 .: Quando estava no Camp Classen tambem tinhamos uma Siesta, mas acreditava que este costume existia so' porque estavamos num acampamento de verao, com todos os "pirralhos" de ferias! E, mesmo assim, durava apenas uma hora e meia.


PS 2.: Aqui... vai neste lugarzinho escrito "comentarios" e escreve "Oi". Ja vou ficar feliz! =) Votar na enquete tambem vale, ehhehe. Bjos

7 comentários:

  1. Só pra constar que estou acompanhando tudo da sua viagem!! ^^ Bjus e saudade!!

    ResponderExcluir
  2. Ei Tintin...

    Nossa, eu estava passando pelo seu orkut e vi a anuncio que vc fez sobre o seu blog...
    Pensei: "Vou dar uma olhadinha atoa né?!"
    Nem foi...rsrs... eu olhei todas as histórias!!!
    MUITO...MUITO LEGAL MESMO!!! SERIO... ACHEI MUITO BACANA TUDO!!!

    PARABÉNS... assim é bom que a turma daqui não perde o contato com vc!!!

    Super beijos e boa sorte na suas aventuras!!!

    Ass: Jackson (namorado da Rosane)

    ResponderExcluir
  3. Amiga!!!!

    Viajar é bom demais! haha

    Saudade de você e, "27 rules"!!!!

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu ver se entendi: os restaurantes também FECHAM na hora do almoço? O.O achei que isso só acontecia em piada de português xP
    E eu também fico feliz de não ter que fazer trabalho de "menino". Sou desajeitada e fraca, que posso fazer? rs
    saudade de ti!

    ResponderExcluir
  5. A-do-rei! Engraçado que esse costume da Siesta vem da Espanha, mas no Peru não tinha! Eu acho agradável, depois do almoço a minha produção chega perto de zero hehehe

    Quando ao feminismo, eu concordo com você, acho que não é por aí que temos que nos impor. Na França, por exemplo, a mulher tem o seu lugar na política, na economia, na educação, e nem por isso é tratada como homem. É cultural a cordialidade dos homens para com as mulheres, conhecidas ou desconhecidas. Por exemplo, se tem alguma mulher carregando mala numa estação de metrô, com certeza vai vir algum homem e oferecer ajuda. E eles não estão mascando como muita gente acha, pode ser mulher de qualquer idade, estética, peso hehehehe

    Acho que falta um pouco disso aqui no Brasil, imagino nos EUA...

    Beijao amiga!

    ResponderExcluir
  6. * Nath, que bom que vc ta acompanhando. Tb to com mta saudade!!

    * Jackson, que bom que vc gostou!! Super me incentiva a continuar escrevendo!! Ehehe E com o blog vai ser otimo qdo eu voltar, pois a maioria dos meus amigos ja vao saber as historias. Ai, eu nao vou ter que repetir mil vezes e eles ainda poderao comentar! Adorei o blog qdo pensei nisto!!.ehehe

    * Lary, viajar e' MUITOOO bom mesmo, ne amiga?! and.. I dont know now anything about "27 rules", maybe on the future!!eheh

    * Small, os restaurantes fecham SIM!!! e' INACREDITAVEL, da muita raiva!!rsrs E saudade tb!!!!!!!!!!!!!!!!! E mulheres lindas, frageis e delicadas no poder, uhuuuu

    * Carol, no Peru nao tinha siesta??? Inicialmente parece bom, mas qdo vc quer comprar alguma coisa neste horario e ta tudo fechado da' muita raiva!! eheh
    E ADOREII seu comentario sobre com sao as mulheres na Franca, deve ser otimo!!! O Brasil podia ser mais assim, sim!!

    Bjaoo
    Amo vcs meus amigos!!!!
    Ateeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  7. Eu morro de rir dos seus posts!!! Tda vez q vc poe no twitter q tem um novo eu corro pra ler! Adoreiii =]

    ResponderExcluir