segunda-feira, 1 de março de 2010

Apuros com a imigração Argentina

Se eu for pensar no meu primeiro dia de viagem como parâmetro, entao devo me preparar para fortes emoções nos proximos cinco meses.

Abrindo as malas no aeroporto de BH

Vou começar pelo aeroporto de Belo Horizonte. Eu nao sabia que só era permitido levar uma mala de 23 quilos na viagem para Buenos Aires e já saí um pouco atrasada de casa para o aeroporto. Quando cheguei, eu nao tinha muito tempo e, como para levar meu excesso de bagagem eu teria que pagar 210 reais, decidi abrir minhas malas no meio do aeroporto e tirar peças, sapatos e cremes. Sim, na frente de todo mundo e fui colocando em um carrinho de mão!
Um mico grande (eu sei) mas eu consegui reduzir os 16 quilos extras. Enquanto isso minha irmã estava na casa de câmbio tentando trocar dinheiro mas, como sou eu, a máquina do cartão deu problema e tive que sair correndo para embarcar sem uma nota em peso argentino.
O voo pra Buenos Aires foi ótimo. A aeronova era muito melhor do que a que eu fui para os EUA, havia ate uma televisãozinha no meu assento e a comida de qualidade.

Quase uma criminosa internacional

Mas os problemas de fatoaconteceram quando coloquei os pés em solo Argentino. Entrei em uma fila gigante daimigração e quando fui conversar com o cara da Policia Federal Argentina, ele viu os envelopes que o consulado de Belo Horizonte havia enviado e falou que eu tinha que pagar uma taxa de 150 dolares para entrar no país.

Realmente estava carimbado isto em um dos envelopes, mas o consulado de Belo Horizonte falou que eu só teria que pagar se fosse ficar mais de seis meses. Então, falei que não ia pagar, que tinha feito tudo certo e que estataxa era uma arbitrariedade.

Entao, ele me direcionou ao escritorio de imigração. Depois disto, conversei com um monte de gente, alguns tentando falar que eu não tinha que pagar, outros falando que sim. Ate que no final o chefe da imigracao falou que "ou eu pagava, ou voltava para o Brasil"

Eu havia tentado argumentar, mas sob estas condições apresentadas não havia o que fazer. Depois de literalmente chorar de raiva... eu decidi que iria pagar.


Porém quando eu fui passar o valor, eles me falaram que não estavam identificando o número do meu visto. Deu algum problema no sistema e eu teria que esperar por tempo inderteminado.

Pra onde eu fui para ficar mais "confortavel"?! Para aquelas salinhas com espelho que não da pra ver de fora, mas te vêm lá dentro, igual aparece em filmes policiais.

Eles nao fecharam porta, eu nã estava detida. Mas me sentia quase uma criminosa internacional! =)

Neste perédo, ligueieu amigo que mora em Buenos Aires, Gregory, contando que eu estava na policia federal e ele nao entendeu nada!!
Depois de esperar mais ou menos umas duas horas, enfim conseguiram checar meu visto e eu podia ir embora. A máuina do cartã de créito da imigração estava estragada e eu tive que pagar uns trezentos reais "in cash".

Resultado, agora eu tenho um visto legal de dois anos para a Argentina. Posso entrar e sair como se fosse uma cidadã. Mas para que isto serve? Para nada, só fiquei mais pobre!!

Depois de tudo, vim pra casa do Gregory. Que me recebeu SUPER bem. E atá fez uma festinha de recepção com vários amigos.

Agora estou muito bem e feliz!!!
Mas fala sário?! Eu sou a ánica pessoa do Brasil que fica retida na imigração na Argentina!!
Me "safei" quando fui aos EUA, para esperar 3 horas na Argentina.

Deve ser para eu ter historia para contar.
E em breve posto mais aventuras
=).

4 comentários:

  1. amiga!!! li seu email e delirei!! q rolo!! mas assim que a gnt vai aprendendo!! amei a ideia do blog!!! vou tentar vir aki sempre pra saber da sua vida!! as novidades da minha te conto por email ou msn!! q alias, ja te adicionei, espero q tenha visto!! bjos!! fe pimentel

    ResponderExcluir
  2. Fe, eu vi sim!!
    Com certeza manteremos contato por e-mail!
    E que bom que vc gostou da ideia do blog!!
    Bjaooooo
    te amo amigaaaaa!!

    ResponderExcluir
  3. Cintoquete!!! Tinha lido seu email, HORRORIZEI!!!!
    Amei a idéia do blog! Pode deixar que vou olhar sempre! Quando der, visita o meu tb: carolheller.blogspot.com só que não tem aventuras na Argentina hehehehe
    Te conto minhas novidades por email, igual a Fê!
    Fica com Deus, amiga!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, mas não entendi uma coisa. Pq você precisou pagar U$ 150,00 para entrar ?

    ResponderExcluir