terça-feira, 13 de abril de 2010

Faculdade

Quem acompanha meu blog sabe que eu fiquei alguns dias sem postar. Mas isto aconteceu porque meu computador nao estava cooperando muito neste dias. E agora ele resolveu parar de funcionar!! Tenho que esperar o que tem na residenia e ele está quase sempre ocupado! E, tambem, as aulas comecaram e tenho que estudar um pouco as vezes, nao é mesmo?! eheh

Algumas pessoas ficam brincado que eu só saio, e nao faco nada. Mas sejam sinceros: voces estariam lendo meu blog se eu estivesse postando sobre a "Revolucao de 25 de maio", sobre a "Arte no seculo XIX", ou sobre minha ultimas licoes de frances?? "Vous n`aimez pas"
Nao. eheh. Entao, eu só posto as partes boas mesmo, uai!

Universidade e Argentina

Mas depois de ter algumas aulas eu resolvi que valia a pena postar sobre o esino academico argentino.

O ingresso nas universidades é muito diferente do Brasil. Nao há vestibular, as pessoas apenas se inscrevem nos cursos que querem fazer, no maximo há uma avaliacao de curriculo. Seja para uma universidade pública ou privada; e para medicia, direito , engenharia, culinária´, ou etc .

Mas se a dificuldade nao está no ingresso, o "bicho pega" é durante a formacao. Todas as materias tem uma prova, com uma banca de professores, no final de cada ciclo, que pode ser um semestre ou ano.

Estas provas sao chamadas de "finales", sao orais e sobre a materia toda. Ou seja, voce tem que passar com o minimo de SETENTA por cento (a maioria das vezes) e depois disso fazer uma prova oral. Esta avaliacao acontece em todas as áreas, incluindo as exatas. Eu ainda nao consegui imaginar o que seria uma prova oral de Calculo,eheh, mas eles fazem!!

Este metodo de ensino é mais dificil, claro, mas em compensacao os alunos realmente saem preparados da universidade! Aqui, nao tem como "engalobar" o professor. Ou voce passa nas provas normais da materia e depois as orais, ou faz tudo novamente!!!

Muita teoria

O metodo de ensino tambem varia. Aqui eles sao MUITO mais teoricos e a carga de leitura é pesada em todas as carreras. Os professores expoem os temas, nao ha´muita interacao (há excecoes) e as aulas podem durar ate quatro horas.

Os professores brasileiros ficariam deslumbrados como os alunos se mantem em silencio, anotando tudo que eles falam. E como falam! Um dos profesores, outro dia, falou a expressao "como estaBAMOS hablando". Na hora eu fiquei me perguntando "de onde ele tinha tirado o plural?!", pois ele falava sozinho havia umas duas horas e meia. Mas tudo bem!! ehehe

Há materias que eu tenho mais de um professor em sala e as discussoes que eles tem sobre os temas sao otimas. Porque uma coisa é certa, os professores uiversitarios que estou tendo contato sao excelentes! Têm propriedade para falar e tornam o assunto que tratam extremamente interessante. E havia mesmo que ser assim, ou nao aguentariamos quatro horas de aula expositiva! ehehe

Tenho certeza que vou sair da Argentina com uma base teorica muito boa!!

Viu, eu também estudo no meu intercambio!
E isto tambem e´VIVER!!!!
ehehe

4 comentários:

  1. Curioso ver isso. É totalmente diferente do que eu vi até agora aqui em santa fé. Aqui o povo é MUITO mais prático que no Brasil, a diferença é absurda.

    Pelo visto este sistema argentino é um pouco menos homogêneo do que eu esperava.

    Ahh, mas o legal é que se não quiser frequentar aulas aqui, ninguém é obrigado a isso, só que terá que fazer provas mais exigentes depois.

    ResponderExcluir
  2. Thiago, serio que ai é muito diferente?!
    Pq aqui tem como voce só fazer as provas, ou seja, as finais. Mas é muito mais foda.

    E as pessoas preferem seguir os modelos normais.

    Normaelmente quem nao vai as aulas e faz as provas, sao as pessoas que ja´ fizeram a materia e tomaram pau!

    Mas interessante saber que a UNL e a UNER sao tao diferentes!! Achei que fosse assim em toda a Argentina poque meu amigo que faz medicina em Buenos Aires descreveu o mesmo quando me contou sobre a facul!!

    Mas abracao é tudo de bom ai em Santa Fe!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estudo também é viver. Queria que todas as pessoas que me chamam de "nerd" entedessem isso. hahahaha!
    Nossa, muito legal ver o quanto você está vivendo e experienciando coisas legais por aí. Essa época vai ficar viva na sua mente pra sempre!!! Curta bastante. (nem preciso dizer né? rs)

    ResponderExcluir
  4. Gente, é verdade! Eu estou de prova que até que enfim ela ta tendo o que estudar e ta me incomodando menos... Graças a Deus!!! \o/
    auhasuhasuhasuhauhasuhasuasuauhs
    Te amoo amiga!

    Eu nao sei o que é "engalobar", mas realmente aqui nao tem como, ou vc estuda, ou vc estuda! Se nao nem entra pra facul! E quem trabalha é super consciente de que nao vai conseguir fazer todas as disciplinas em tempo normal, que vai atrasar no minimo um ano e olha lá, por nao ter tempo pra estudar!

    Os meus professores também sao ótimos! E a didática é a mesma!

    Beijoos

    ResponderExcluir