terça-feira, 3 de agosto de 2010

O que fazer, quando você é roubado.

Infelizmente, uma semana depois de chegar ao Brasil, fui em um bar em Belo Horizonte e uma pessoa levou minha bolsa. Sim, faltou atenção da minha parte,pois não a estava segurando todo o tempo. Mas não considerava ser roubada em um lugar fechado e quando meus pertences estavam próximos a meus amigos.

Minutos antes, uma amiga também foi roubada ao sair do carro e nas redondezas do mesmo bar, por um homem que se passava de "cuidador de carros".

Depois de perceber o furto, a primeira coisa que fiz foi ligar para polícia a fim de fazer o BO(Boletim de Ocorrência) e, também, cancelei todos os meus cartões. Porém, mesmo procedendo da maneira mais rápida, ontem, quando minha fatura chegou, descobri que a pessoa que me roubou teve tempo de ir ao EXTRA 24 e fazer uma compra de 720 reais.

O que mais me revolta nesta história é pensar que um supermercado permitiu que uma compra de alto valor fosse feita na madrugada, sem a apresentação de um documento com foto e comprovação de assinatura (pois não havia documentos na bolsa, só meu CPF). Provavelmente, meu roubo deve ser parte de um ato criminoso que não só envolve as pessoas que foram ao bar, mas, também, funcionários da empresa citada anteriormente.

Agora, depois que fiz meu desabafo, vou aproveitar para deixar aqui dicas sobre o que é preciso fazer quando se está em uma situação semelhante a minha.

  • Chame a polícia - Você pode pedir a um amigo, enquanto você realiza as outras tarefas. O Boletim de Ocorrência será um documento muito importante.
  • Ligue imediatamente para todas as centrais de cartão e bloque-os. Os números das centrais encontram-se (normalmente) atrás do seu cartão. Anote todos e deixe em um lugar que possa pegá-los no caso de uma emergência. Mas se não tiver, use o Google para encontrar os números.
  • Bloquei, também, seu celular.
  • Você vai precisar entrar em contato com as empresas que protegerão seus documentos e cheques de serem usados indevidamente em linhas de crédito ou abertura de empresas.

Tenha uma cópia do boletim de ocorrência para cada uma das instituições. São elas:

CDL - pelo telefone você já pode fazer o registro de roubo, mas este só terá validade por sete dias, caso você não apresente a cópia do BO. End: Av João Pinheiro, 495 - Belo Horizonte. / Telefone: 31 3249 1666

SERASA - Rua Paraíba, 330 - 21° andar (no antigo prédio do Central Shopping) - Belo Horizonte / Telefone: 31 3071 1900

JUNTA COMERCIAL - Av. Santos Dumont, 380 - Belo Horizonte/ Telefone: 31 3235 2300

Se você não for de Belo Horizonte, procure os setores responsáveis pelo controle de empréstimos da sua cidade ou região.

Mas, você pode ter sorte e encontrar seus documentos pelos telefones a seguir:

Correios: 31 3003 0100

SLU: 156

Rodoviária: 31 3271 300 / 31 3209 0658

Espero ter sido útil, e que de alguma forma esta situação triste pra mim, possa ajudar alguém um dia. Mas prefiro desejar a vocês que não sejam roubados como eu.

PS.: Sempre considerei que os seguros dos cartões de credito eram apenas outra forma de tirar mais dinheiro dos clientes. Contudo, aparentemente, esta função vai me ajudar agora. (espero que sim, pois só vou ter resposta definitiva daqui uns 20 dias). Mas meu conselho e´que vale a pena pagar o seguro para roubo. Afinal, não acredito que nossos cartões estarão totalmente protegidos tão cedo.

Bjos

2 comentários:

  1. amore, fazendo ou nao o seguro, o banco tem o dever de fiscalizar e garantir o uso dos cartoes...
    como vc disse, era tb para o estabelecimento ter verificado a sua foto, rg, cpf...
    nao estao isentos nem o banco nem o estabelecimento onde foram efetuadas as compras, ainda q vc n tivesse o seguro..
    banco eh responsavel de qq maneira pela segurança dos cartoes...
    todavia, achei os demais conselhos seus mt bons
    =)
    saudadesss

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  2. Eu só dei uma ênfase para à adesão ao seguro contra roubo, pois eu já tive o meu cartão roubado quando foi para os EUA. Na época, eles utilizaram 400 dólares do meu cartão de crédito e eu não recebi este valor da operadora de cartões posteriormente.

    Fui instruída de que poderia entrar com processo para receber o valor, mas os gastos e complicações para fazê-lo seriam maiores do que o roubo e si.

    Mas que bom que vc gostou!!
    Bjao e saudades também!

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