terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do Mundo em território inimigo

No dia em que recebi a resposta de que faria um intercâmbio na Argentina, as três primeiras coisas que passaram pela minha cabeça foram:

"Ah, meu Deus, obrigada eu estou muito feliz!"
"Nossa, meu sobrinho... eu vou morrer de saudade dele. Eu acabei de voltar dos States..."
"Aiiii não..... eu vou estar na Argentina na Copa do Mundo??!!!!!!!!"

E foram respectivamente nesta ordem. eheh

Meus amigos Argentinos que me perdoem, eu amo a Terra dos Hermanos, mas não há como negar, que em futebol somos os principais rivais e o Mundial é um momento único no Brasil.

Em época de copa do Mundo, o Brasil simplesmente PARA. Isto até me irrita um pouco, porque não acredito que sejá saudavél para política e a comunicação em geral. Mas fazer o que, se o futebol é uma paixão que nos une e motiva?!

Pelo menos em Belo Horizonte e Arcos, eu posso dizer que durante a Copa do Mundo o clima é de festa.

Os Argentinos são fanáticos com futebol. Há uma partida sendo transmitida na televisão todos os dias da semana. E reintero, eu escrevi TODOS os dias. Inclusive, o Estado financia a exibição das partidas.

Quanto a Copa ou como eles tratam, aqui, "el mundial", em junho, se tornou o principal assunto nos meios de comunicação e publicidades. Porém, não sei se é porque a cidade onde eu vivo não é tão grande como Bh, eu não senti aqui o mesmo espírito de festa.

Ninguém pinta as ruas ou os postes de azul e branco (cores oficiais da Argentina). Embora existam muitas bandeiras nas casas, além do que já tem normalmente. Depois do primeiro jogo eu não vi aglomerações de pessoas na rua festejando... enfim.... Vou ter que assitir mais jogos em outras cidades para opinar melhor.

MAS CHEGOU O DIA DO PRIMEIRO JOGO DO BRASIL!

Nesta primeira partida, assistimos só eu e Keila de brasileiras.
(o próximo será mais animado em Rosário, porque estaremos com muitos outros Tupiniquins).

Não encontramos sites na internet que estivessem transmitindo o jogo ao vivo. Assim, a locução teve que ser em espanhol mesmo!

Foi engraçado porque escutávamos os nomes do jogadores todos com sotaque. E algumas expressões eram , digamos..., diferentes.
Como:
"Kaka vino por trás, estaba como ideal receptor"

"Los coreanos tienen que jugar con la pelota entre las piernas" ("pelotas" em espanhol significa bola, não precisa explicar mais não, né?!)

Contudo, apesar das diferenças e de ficarmos imaginando que no Brasil quase todos os lugares estavam em festa, foi ótimo assistir ao jogo. Especialmente o segundo tempo. Claro!

Quando o Brasil fez os dois gols e no final da partida, eu e Keila fizemos MUITO barulho e gritamos. Talvez, os vizinhos estão com ódio da gente agora. Nao sei...rs. Mas, com certeza, eles sabem que o Brasil ganhou a partida!

Assim, continuaremos na torcida.
E eu escreverei mais sobre como é estar na Copa do Mundo em território adversário!

Bjos - Saudades- sempre- Brasiiiiiiii!!!!!!
Cíntia Gontijo - 15 de junho de 2010 (Argentina)

4 comentários:

  1. Ahhh Respondeu meu comentário com um post! Adorei!RS

    Aki...
    na Globo.com passa ao vivo.. Agora msm estou "vendo" Os Bafana Bafana contra Uruguai!

    Beijos amiga!!!
    Lud

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh ficou mto bom o post amiga!
    E vamos continuar fazedo mtooooo barrulhooo!!! \o/
    Os vizinhos que nos perdoem e que acordem da siesta!! hahahahha

    BRAZIIIUNGA!

    Beijooosss

    ResponderExcluir
  3. kkkk q otimo!!!
    mas amiga, pra te consolar, na Bandeirantes e na Vitório Marçola não tinha NADA! Decepcionante!!

    E outra coisa, www.superesportes.com.br, www.terra.com.br e www.globo.com escutar "Maicon" e "Gilberto Silva" com sotaque argentino nao rola mais ne?!?!

    Beijosss amo vc deep inside my heart!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi ludinha! Que bom que vc gostou da postagm!! ehehe

    Sabiamos da globo.com MASS oq ue aparece é que eles nao podem transmitir os jogos ara fora do Brasil!
    Ai nao aparece nada!!!!
    =(
    Mas vou tentar o super esportes e o terra no proximo!!

    kekeeeee.. vamos acordar todo mundo na siesta!!
    eeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    Carol... to sabendo que o "carna copa" é no Sao bento este ano!!

    Bjos
    amo muito vcs amigaa!!!

    ResponderExcluir