quinta-feira, 10 de março de 2011

O futuro do rádio no Brasil

O rádio está presente em quase 90% dos lares brasileiros e em 80% dos carros do país. São mais de nove mil emissoras espalhadas pelos quatro cantos do Brasil. Responsável por criar uma linguagem de alto poder de comunicação com o seu público, o rádio revelou comunicadores carismáticos, amados por centenas de pessoas. Mas o rádio tem sido transformado pelas novas mídias e aparelhos tecnológicos? O que podemos esperar para o futuro do rádio no Brasil? Quais são as expectativas para o rádio digital?

Pensando nessas questões, o Rede Mídia debate, hoje, sobre o fascinante mundo do rádio. No estúdio, Rogério Tavares recebeu a jornalista Nair Prata e o professor universitário e radialista, Elias Santos.O programa vai ao ar às dez da noite; com reapresentação no domingo, às sete e meia da noite na Rede Minas.

Fama nos rádios mineiros

Para fomentar o debate, o programa produziu uma matéria com três radialistas conhecidos em Belo Horizonte:

Eduardo Costa - Itatiaia

O jornalista Eduardo Costa apresenta o programa "Chamada Geral" na Itatiaia e trabalha no rádio há 33 anos, 8 anos na rádio Guarani e 25 na Itatiaia. Em ambas as emissoras o Eduardo sempre trabalhou nos núcleos de jornalismo. Há 12 anos apresenta o Programa “Chamada Geral”, da Rádio Itatiaia, que conta com um grande destaque de audiência. Além do programa, Eduardo continua a fazer parte da equipe de jornalismo da emissora , contando inclusive com um quadro diário, de 15 minutos, chamado “Conversa de redação”. Para Eduardo o grande segredo pelo seu sucesso como radialista é a proximidade com o cidadão, a simplicidade em tratar os assuntos do dia- a -dia e o sentimento de “mineiridade”. Não há assunto que não possa ser tratado, ou algum público específico para o qual o programa se direcione. “Se é notícia, eu coloco no ar, seja uma filha desaparecida, uma prisão, problemas com os políticos ou a polícia, tudo”, afirma Eduardo. Há um vínculo com as questões da cidade e da população. Para ele a atuação como apresentador é diferente da de repórter, pois como diz a palavra, o repórter apenas reporta e o comunicador pode intervir dando sua opinião. Como apresentador ele ganha liberdade para opinar sobre o que está sendo apresentado, e a população cobra esse posicionamento. Ele acaba, assim, se transformando em um interprete dos anseios populares, mas sem a pretensão de estar 100% correto. A internet é um importante veículo de comunicação com os ouvintes, inclusive há depoimentos de brasileiros morando no exterior que acompanham o programa. Mas o principal canal de contato é o telefone, no qual os ouvintes podem deixar seu recado e às vezes fazer intervenções ao vivo. O telefone para o contato dos ouvintes é 2105 3535 e o e-mail é chamadageral@itatiaia.com.br.

Tutti maravilha - Inconfidência

Tutti Marvilha é o apresentador do programa Bazar Maravilha na rádio Inconfidência. Batizado como Ailton José Machado, Tutti nasceu em Belo Horizonte em 1950. Foi produtor de shows e espetáculos teatrais na década de 70, tendo trabalhado com artistas de renome internacional como Gal Costa, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Milton Nascimento, dentre outros. Tutti trabalhou na Rádio Capital por 3 anos, depois foi para 107FM, fez algumas outras rádios. No período em que a Rádio Inconfidência estava sendo criada, foi convidado para formatar um programa só de música brasileira. Na época ele criou um programa com várias seções, a fim de mostrar as diversas facetas da música brasileira, música instrumental, músicas novas e antigas. O programa, chamada Bazar Maravilha, estreou em 1983. Tutti foi amigo íntimo da cantora Elis Regina, a qual chama de comadre. Em homenagem à ela apresenta diariamente em seu programa o quadro “Coisa de Comadre”, onde executa duas músicas interpretadas pela cantora. Formado em Jornalismo pela PUC, em 1984, se tornou apresentador de eventos culturais e trabalhou também com televisão (aberta e por assinatura).Os mais expressivos artistas mineiros e brasileiros já passaram pelo Bazar Maravilha. O programa também está de portas abertas para os ouvintes, que participam pelo 3296-3488 ou pelo e-mail do programa: bazarmaravilha@inconfidencia.com.br.

Terence - Oi FM

O terceiro entrevistado é o Terence Machado, que apresenta o programa Alto Falante na rádio Oi fm, entre 20 e 21 horas todo quarta-feira. Terence é jornalista e criador do programa Alto Falante, que dirige e apresenta na Rede Minas. Foi diretor artístico dos Festivais Sonzera Alto Falante e Coca-Cola Music. O programa Alto Falante existia há muito anos na televisão, quando dois dos seus fundadores resolveram ampliar a sua atução nas diversas mídias, internet, jornal e rádio. O programa começou na internet criado por Terence, Thiago Pereira e Rodrigo James apostaram, em 2004. No ano seguinte foi para a radio Gerais, porém a rádio fechou e eles foram para 98 FM e Radio UFMG Educativa. Atualmente está na Oi FM, comemorando um ano em março de 2011. A idéia original do programa era não formalizar os temas, basicamente seria um bate papo do dia a dia levado para o rádio. O programa se dirige há um público adulto, porém novo, exigente e fiel. "Não é um público "teen", mas está antenado com as novidades e busca informações de qualidade" afirma Terence, que atribui seu sucesso no rádio ao fato de ter buscado um caminho alternativo. O programa não tem um formato fechado e aproveita a independência da imagem no radialismo, trazendo uma linguagem simples com conteúdo de qualidade. Os criadores sempre pensaram o formato usando os atributos da internet, como disponibilizar o "podcast" para que os interessados pudessem ouvir o programa na internet.

O programa Rede Mídia

O programa é exibido quinta às dez horas da noite e reapresentado domingo às sete e meia da noite na Rede Minas. A apresentação é do jornalista e advogado, Rogério Tavares, e coordenação e edição da jornalista Eliane Machado. Para entrar em contato com a produção disque 31 3269 9136 ou 3269 9102. E você pode acompanhar os programas na internet, na íntegra, no site do Rede Mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário