segunda-feira, 21 de março de 2011

Cinco anos do Twitter



Hoje o twitter comemora cinco anos que a primeira mensagem foi postada por Jack Dorsey - criador do site ao lado de Biz Stone e Evan Williams. A idéia inicial do site era que os usuários poderiam escrever sobre o que estavam fazendo em cada momento, porém em apenas 140 caracteres, que é o mesmo número de caracteres de uma mensagem de celular.

Nos primeiros anos, ele era utilizado para divulgar coisas fúteis sobre o cotidiano das pessoas, como “estou comprando uma camisa verde”, ou “está chovendo e tocando Give me your heart no rádio”, inútil. Porém com o tempo, esse site se transformou em uma ferramenta importante para a divulgação de informação, publicidade e mobilização entre as pessoas. Não existe portal de notícias que não tenha uma conta no twitter e até as revoluções sociais na Tunísia, Egito e Líbia contaram com o twitter como uma ferramenta importante.

Segundo dados recentes, divulgados no blog oficial do site , em um dia são enviados em média 150 milhões de tweets ,em uma semana o número chega a um bilhão. No último mês, foram criadas 460 mil novas contas por dia e o número de pessoas que acessa o twitter pelo celular cresceu 182%, em um ano.

Acredito que no Brasil o twitter ainda não tenha sido apropriado socialmente da mesma forma que em outros países do mundo. Talvez seja por nossa característica cultural, um pouco apolítica, ou apenas por nosso momento histórico que não envolve lutas diretas pela democracia. Mas o fato é que não dá para negar que, junto ao Facebook, o twitter tem mudado a forma de relação e comunicação entre as pessoas.

Você conhece alguém com menos de 20 anos que não tenha uma conta em uma rede social? Acredito que em um futuro muito breve, a vida virtual e real deixarão de ser espaços distintos. E como já disse em outra postagem, as praças de ontem, são as comunidades virtuais de amanhã.

E embora eu não seja uma super usuária, se interessar minha conta no twitter é @cintiarcos

Ps.: Arcos não é meu sobrenome , é a cidade que meus pais vivem. =)

3 comentários:

  1. Oi Cintia Arcos!
    Eu to na lista das 460 mil novas contas do ultimo mes! hahahah

    Saudade de vc!
    Assim que der te escrevoo! ;)

    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Keke, que saudade!!!!!!!!!!!!!!
    Escreve mesmo, temso que conversar mais!
    e me segue no twitter! ehehe

    ResponderExcluir
  3. O Rede Mídia desta semana vai falar sobre os cinco anos do twitter. Assistam, na Rede Minas, quinta às 10 horas da noite. Reprise domingo às 7 e meia da noite.
    Bjoos

    ResponderExcluir