quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como baixar obras de domínio público com alta qualidade?

Existe um site criado pelo governo federal que disponibiliza obras de domínio público para serem baixadas por qualquer pessoa. Segundo estatísticas disponíveis no site as obras mais procuras são: o livro “A divina Comédia” de Dante Alighieri, a imagem da pintura de Da Vinci “A adoração dos magos”; e o Hino nacional em uma versão de Francisco Manuel da Silva; cada uma em sua categoria.

É fácil baixar os arquivos, que estão com uma qualidade alta. E você ainda pode buscar por teses e dissertações em diversos temas.

Domínio público

Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de obras culturais, de tecnologia ou de informação (livros, artigos, obras musicais, invenções e outros) de livre uso comercial, porque não submetidas a direitos patrimoniais exclusivos de alguma pessoa física ou jurídica, mas que podem ser objeto de direitos morais.

Uma obra deixa de ter um "direito autoral" e passa a ser considerada de domínio Público após setenta anos do falecimento de um autor, contados de 1° de janeiro do ano subsequente à sua morte.

Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais.

***

Fica a dica, então, de um site governamental que realmente oferece um serviço de qualidade para a população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário